A ozonioterapia é uma técnica que induz a oxidação controlada e calculada de tecidos como a pele, com o objetivo de estimular respostas celulares no sentido da regeneração e reparação tecidual. Além disso, em função da dose escolhida, o ozônio também pode apresentar efeitos antimicrobianos importantes, muitas vezes envolvidos nas doenças de pele e feridas.

As principais técnicas de realização de ozonioterapia em dermatologia envolvem o uso direto do gás em contato com as lesões (bagging); a hidroterapia ozonizada, na qual pode-se realizar banhos de imersão ou lavagem de locais com água ou soro ozonizado; o uso de óleo ozonizado, o qual não possui diretamente moléculas de ozônio, porém em seu processo de ozonização obtiveram-se subprodutos com efeitos antissépticos, cicatriciais e analgésicos e finalmente as técnicas de aplicações sistêmicas, que incluem a aplicação por via retal e auto-hemoterapias.

Em função das doses e técnicas escolhidas, a ozonioterapia pode apresentar efeitos antimicrobianos, imunomodulatórios, de produção de antioxidantes, vasodilatadores, analgésicos e de estímulo da produção de fibroblastos e colágeno. Sendo assim, pode ser utilizada como técnica única ou complementar no tratamento de feridas lacerativas, escaras de decúbito, feridas persistentes, habronemose, pitiose, dermatites fúngicas ou bacterianas, dermatopatias imunomediadas, abscessos, entre outros.

Dica de ouro: Ao se tratar dermatopatias e feridas como ozônio é saber que, quanto maior a dose local aplicada, maior seu efeito antimicrobiano, porém maior também é seu efeito proliferativo. Portanto, durante o tratamento de uma afecção de pele, as doses devem ser constantemente moduladas em função dos objetivos momentâneos.

A Ozone & Life é responsável pela produção de geradores de ozônio altamente qualificados, sendo todos eles certificados pela ANVISA. Além disso, também oferecemos outros acessórios e o serviço de calibração de geradores.

Fique por dentro dos cursos oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Ozônio e suas Aplicações (IBO3A), com Profissionais Renomados da Ozonioterapia no Brasil e no Exterior.

Conheça os nossos cursos clicando aqui.

Leitura complementar:

Mechanisms of action involved in ozone-therapy in skin diseases. Disponível em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1567576918300407

Dra. Roberta Basile

Médica Veterinária, com Doutorado em Clínica Médica Veterinária e Especializações em Clínica e Cirurgia de Equinos, Ortopedia de Equinos, Neurociência da Dor e Neurologia Veterinária. Atua como docente universitária e diretamente no atendimento de animais há 10 anos. Possui ainda formação em Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia Aeronáutica. Atualmente reside e trabalha na Alemanha.