Quando se fala em Gerador de Ozônio para Ozonioterapia, analisar alguns requisitos é essencial para garantir com que o produto funcione da forma correta e com a segurança necessária para os procedimentos que serão realizados. 

Descubra como você pode avaliar esses critérios e qual o melhor modelo de gerador através deste artigo.

Um pouco sobre a Ozonioterapia

A ozonioterapia consiste na aplicação de uma mistura de  ozônio em oxigênio. Entre algumas funções estão a oxigenação de células e como consequência uma série de benefícios. A mistura do ozônio em oxigênio se mede em concentração com unidades de mg/L=mcg/mL. Esta concentração nos aparelhos de ozonioterapia variam entre 0 e 60 mg/, conforme diretrizes de instituições internacionais, baseados em publicações científicas. 

Além disso, somente profissionais especializados devem operar os geradores de ozônio para ozonioterapia e realizar os procedimentos, caso contrário, ainda que tenha um excelente produto em mãos, os resultados poderão não ser os esperados, o que revela não ser culpa da técnica em si, mas da ausência de especialização de quem deseja trabalhar com a ozonioterapia.

Como escolher o seu gerador

Vamos descobrir quais critérios são relevantes para garantir um gerador de Ozônio seguro e eficiente?

Fonte de geração do ozônio

Para a prática da ozonioterapia utiliza-se o oxigênio medicinal como gás insumo. Este oxigênio ao passar pelo gerador de ozônio em condições pré estabelecidas de fluxo de oxigênio e potência  do aparelho, obtém as concentrações de ozônio desejadas entre 0 e 60 mg/L. É recomendado fortemente que os geradores de ozônio para ozonioterapia sejam isentos de contato metálico durante a formação do ozônio.


As concentrações de ozônio de um aparelho para ozonioterapia são bastante importantes e os geradores devem ser calibrados pelo menos uma vez ao ano. Para ozonioterapia os equipamentos devem ter registros da ANVISA, o que resguarda as boas condições do equipamento. Portanto, se atente às falsas promessas de equipamentos importados e mais baratos.

Controle de liberação do gás e calibragem

Para cada tipo de aplicação há uma necessidade específica para a geração de ozônio, por isso o gerador exige precisão no controle de quantidades de gás liberadas, caso contrário, ele não poderá ser utilizado dentro dos padrões de segurança exigidos. Além disso, e tão importante quanto, é a calibragem do aparelho.

Materiais utilizados para a construção do gerador

O gás ozônio reage quando entra em contato com alguns elementos, inclusive do próprio equipamento onde é gerado. Essa reação pode produzir subprodutos extremamente prejudiciais para a saúde. Diante disso, é primordial que o equipamento seja fabricado apenas com materiais que sejam resistentes ou inertes ao ozônio. Dentre os materiais indicados está o aço inox 316L. Também podem ser utilizados materiais cerâmicos especiais, titânio e teflon, entre outros. Mas nunca use geradores de ozônio feitos de plástico ou com outras matérias primas sem origem comprovada.

Sistema de resfriamento e secadores

Um gerador de ozônio precisa de um sistema de resfriamento porque a incidência de calor reduz drasticamente a produção de ozônio, por isso, sempre verifique se o equipamento possui ventiladores para redução do aquecimento. Aproveitando, o sistema de secagem é outro item imprescindível. Mesmo equipamentos de usos diversos e alheios à ozonioterapia demandam de cuidados especiais, dentre eles a inclusão de secadores de ar. Isto evita a produção de ácidos que são prejudiciais à saúde.

Aprovação da ANVISA

Nunca abra mão da certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Os geradores da Ozone & Life são desenvolvidos com materiais especiais e calibrados de forma individual para garantir qualidade e precisão na geração de ozônio. Esses são alguns dos parâmetros analisados pela ANVISA para aprovar e certificar toda a nossa linha de ozonizadores.

Todos os geradores de ozônio da Ozone & Life possuem todos os requisitos necessários para que um especialista em Ozonioterapia possa utilizá-los com tranquilidade e segurança.

Em especial, te convidamos a conhecer nosso recém lançado gerador de ozônio para Ozonioterapia O&L Smart.
Clique aqui para conhecê-lo.